Pular para o conteúdo principal

Da Maternidade eu espero...


Hoje queria compartilhar um vídeo lindo com depoimentos de mães e famílias dizendo o que esperam dos serviços de Maternidade. Partos hospitalares, partos domiciliares, a ajuda da Doula, a presença do acompanhante, a importância de profissionais humanizados cuidando da mãe e do bebê! Lindo de viver!
 

Vídeo produzido pelo Além D´Olhar Fotografia para ser apresentado pelo Grupo Samauma no I Seminário Internacional de Centros de Parto Normal, organizado pelo OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde - e pela Rede Cegonha.

Aproveitando para compartilhar mais coisas boas... ontem no programa Encontro com Fátima Bernardes apresentado pela Rede Globo, o tema era Parto Normal ou Cesárea? Muitas mulheres entrevistadas deram o depoimento sobre seus partos e os motivos de suas escolhas, além de uma excelente explicação do obstetra Marcos Dias sobre a prática desses dois partos no Brasil. O programa contou também com a participação do pediatra Ricardo Chaves, falando sobre a importância do pré-natal e os benefícios do parto normal ao bebê. 

Foi um tema muito bem elaborado pelo programa (diferente de muitos outros programas por aí), mostrando a realidade do Brasil (quase 90% de cesáreas no serviço privado), as causas e as consequências dessa "epidemia" no país, a postura dos planos de saúde, as diferentes escolhas da mulheres e a importância da informação durante a gestação. 

Mulher bem informada não se deixa enganar por médicos que indicam cesarianas sem a real necessidade!

O programa merece ser visto na íntegra, mas selecionei algumas frases do pediatra que me chamaram a atenção e alguns links dos vídeos com informações importantes:

"Se a gente perguntasse aos bebês, eles iriam preferir nascer de Parto Normal." (Ricardo Chaves, sobre os benefícios ao bebê que nasce de parto normal)


"Que dor é essa que em 5 segundos se transforma em um sorriso?" (Ricardo Chaves, sobre a tão temida dor do parto)


"Deve-se levar em conta a data da maturidade dos bebês. Certamente teríamos mais aleitamento, mais relação mãe-bebê, menos internação em UTI, menos complicações de adaptação, se a gente respeitasse a data de escolha dos nascimentos. " (Ricardo Chaves, sobre os agendamentos prematuros das cesáreas)


Gestante já experimentou os dois tipos de partos:  
Vanessa Pangaio fala sobre o seu VBA3C (sigla em inglês que significa parto normal após 3 cesáreas), desmistificando o risco de ruptura uterina em trabalho de parto após cesárea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Mulher

08 de março . Dia de homenagear lindas mulheres que são mães, filhas, esposas, amigas, irmãs, trabalhadoras, guerreiras! E compartilhando o texto lindamente escrito por Ligia Moreiras Sena , a " Cientista que virou mãe ", hoje é dia de homenagear mulheres que, ao longo da história, trabalharam para que todas tivéssemos e continuássemos a ter nossa dignidade respeitada. Hoje homenageio um grupo específico delas. Mulheres conectadas pelas teias da internet e que se dedicam a escrever mais um capítulo da revolução feminista: o resgate da dignidade da mulher que dá a luz. A vocês, bravas e admiráveis companheiras, meu agradecimento emocionado. Vocês representam a porta pela qual tantas mulheres entram nas grandes questões feministas.

Doula a quem doer, querido Marcelo!

Grupo de mães e doulas (profissionais de apoio psicológico e físico à gestantes) promovem manifestação em defesa do direito das gestantes que queiram ter a presença de uma doula em seus partos, sem que seja necessário optar entre a doula e o pai do bebê Um pouco atrasada, mas hoje gostaria de compartilhar a magnífica resposta da obstetra Carla Andreucci Polido ao texto publicado na Folha por um anestesiologista. "Prezado Dr Marcelo Luis Abramides Torres Muito  interessante  seu texto à Folha, no Painel do Leitor, em 08/02/2013, sobre a manifestação a favor das doulas. Gostaria de comentá-lo. O senhor afirmou: “ ... a medicina evolui bastante e a analgesia que usamos atualmente mantém a   consciência, a capacidade de fazer força e até se locomover durante o parto.”. O senhor obviamente conhece as metanálises da Biblioteca Cochrane sobre analgesia de parto, e portanto sabe que o uso da analgesia farmacológica está associada a maior tempo de exp...