Pular para o conteúdo principal

Doula

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje essa palavra serve para denominar as acompanhantes de parto que oferecem suporte afetivo, físico, emocional às mulheres, antes, durante e depois do parto.
O ambiente hospitalar e as pessoas desconhecidas geram na mulher medo, dor e ansiedade na hora do parto. A Doula então oferece todo apoio afetivo e emocional para que a mulher sinta-se segura e tranqüila para um dos grandes momentos da sua vida: o nascimento do seu filho.




A Doula antes do parto ajuda a mulher e o seu companheiro a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explicando os diferentes tipos, as vantagens e desvantagens de cada um, as intervenções que podem ser realizadas e prepara a mulher para quando chegar a hora do parto. 

Durante o trabalho de parto, a Doula serve como uma ponte entre os complicados termos médicos e a parturiente, oferece massagens, ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.

Depois do parto, a Doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, à amamentação e cuidados com o bebê.



A Doula não substitui o acompanhante, ela faz parte da equipe de profissionais. Ela também dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil e não ficar perdido na assistência a mulher, o que normalmente ocorre.

Não é função da Doula realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. Ela oferece segurança, tranqüilidade e conhecimento para um parto seguro e não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.

Pesquisas mostram com uma Doula presente tende a ser mais rápido e necessita de menos intervenções médicas. Algumas vantagens em se ter uma Doula na hora do parto:

· Diminui o uso do fórceps em 40%
· Diminui a incidência de infecção
· Diminui insegurança da mãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor
· Reduz do risco da depressão pós-parto
· Sucesso na amamentação
· Maior auto estima da mamãe
· Maior satisfação com relação ao parto
· Alta mais rápida do bebê
· Poucas admissões nos berçários de cuidados especiais (UTI neonatal)
· Diminui as taxas de cesárea em 50%
· Diminui a duração do trabalho de parto em 20%
· Diminui o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%
· Diminui os pedidos de anestesia em 60%
· Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos.
· Economia quanto ao uso de medicamentos (ocitocina, anestésicos, etc).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

It´s a Boy!

Nasceu nesta segunda-feira (22) o bebê real, primeiro filho do Príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. O anúncio foi feito pelo Palácio de Kensington, residência oficial do casal. É um menino, de cerca de 3,8 quilos, que nasceu saudável às 16h24 locais (12h24 de Brasília), de parto normal , após 11 horas de trabalho de parto e na presença do pai, como manda a tradição da família real britânica. A Casa Real disse que a equipe médica presente no nascimento era composta pelo ex-ginecologista da rainha Marcus Setchell, o obstetra Guy Thorpe-Beeston e o consultor neonatologista Sunit Godambe. O garoto vai ser o terceiro na linha sucessória do trono britânico , atrás do avô, Charles, e do pai, William. O bebê já nasce com o título de Príncipe de Cambridge e será tratado como "Alteza Real". O nome da criança ainda não foi anunciado, e poderia demorar dias até isso ocorrer. Os britânicos tiveram que esperar uma semana para sabe...

O Renascimento do Parto - O Filme

É isso aí, dia 09 de agosto será o lançamento nacional de um filme que pode mudar a realidade obstétrica brasileira. Bom, pelo menos é isso que esperamos, né?  Mais uma grande "sementinha" está sendo plantada para gerar bons frutos no futuro! Tenho certeza que muito bebês agradecerão por nascerem naturalmente (no momento que estiverem prontos e não quando o médico determinar...). Vejam abaixo o trailer oficial do filme. Imperdível !  E levem lençinhos de papel!! ;) " Acho que quando as pessoas visualizarem a realidade, ela será mais facilmente assimilada e mudada! Eu tenho fé! " (Tati Santiago - 2 partos naturais humanizados hospitalares)     "Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer." (Michel Odent)

Coincidências? Nada é por acaso...

Quando uma mulher conta para seus familiares e amigos que quer um parto normal uma das primeiras coisas que se questiona é a segurança e a "dor do parto".  Escutam histórias tenebrosas sobre partos que acabaram em morte materna ou morte do bebê. E mesmo sem informação, estes familiares e amigos preocupados com o bem-estar do bebê e da mãe acabam falando coisas para induzir a gestante a desistir de ter o bebê por parto normal.  Foi exatamente isso que aconteceu com a Michelle, mas ela não se intimidou com a família e decidiu sair da sua "zona de conforto". Seu primeiro parto, há 5 anos atrás, tinha tudo para ser normal, porém com 41 semanas a médica veio com a conhecida desculpa de que ela ainda não tinha dilatação... E porque ela deveria estar dilatando se ela ainda não estava em trabalho de parto?? Gente, uma coisa leva a outra, certo? O problema é que a Michelle não tinha essas informações naquele momento e acabou deixando-se levar pela médica e pelo terrível me...