Pular para o conteúdo principal

Da Maternidade eu espero...


Hoje queria compartilhar um vídeo lindo com depoimentos de mães e famílias dizendo o que esperam dos serviços de Maternidade. Partos hospitalares, partos domiciliares, a ajuda da Doula, a presença do acompanhante, a importância de profissionais humanizados cuidando da mãe e do bebê! Lindo de viver!
 

Vídeo produzido pelo Além D´Olhar Fotografia para ser apresentado pelo Grupo Samauma no I Seminário Internacional de Centros de Parto Normal, organizado pelo OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde - e pela Rede Cegonha.

Aproveitando para compartilhar mais coisas boas... ontem no programa Encontro com Fátima Bernardes apresentado pela Rede Globo, o tema era Parto Normal ou Cesárea? Muitas mulheres entrevistadas deram o depoimento sobre seus partos e os motivos de suas escolhas, além de uma excelente explicação do obstetra Marcos Dias sobre a prática desses dois partos no Brasil. O programa contou também com a participação do pediatra Ricardo Chaves, falando sobre a importância do pré-natal e os benefícios do parto normal ao bebê. 

Foi um tema muito bem elaborado pelo programa (diferente de muitos outros programas por aí), mostrando a realidade do Brasil (quase 90% de cesáreas no serviço privado), as causas e as consequências dessa "epidemia" no país, a postura dos planos de saúde, as diferentes escolhas da mulheres e a importância da informação durante a gestação. 

Mulher bem informada não se deixa enganar por médicos que indicam cesarianas sem a real necessidade!

O programa merece ser visto na íntegra, mas selecionei algumas frases do pediatra que me chamaram a atenção e alguns links dos vídeos com informações importantes:

"Se a gente perguntasse aos bebês, eles iriam preferir nascer de Parto Normal." (Ricardo Chaves, sobre os benefícios ao bebê que nasce de parto normal)


"Que dor é essa que em 5 segundos se transforma em um sorriso?" (Ricardo Chaves, sobre a tão temida dor do parto)


"Deve-se levar em conta a data da maturidade dos bebês. Certamente teríamos mais aleitamento, mais relação mãe-bebê, menos internação em UTI, menos complicações de adaptação, se a gente respeitasse a data de escolha dos nascimentos. " (Ricardo Chaves, sobre os agendamentos prematuros das cesáreas)


Gestante já experimentou os dois tipos de partos:  
Vanessa Pangaio fala sobre o seu VBA3C (sigla em inglês que significa parto normal após 3 cesáreas), desmistificando o risco de ruptura uterina em trabalho de parto após cesárea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

It´s a Boy!

Nasceu nesta segunda-feira (22) o bebê real, primeiro filho do Príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. O anúncio foi feito pelo Palácio de Kensington, residência oficial do casal. É um menino, de cerca de 3,8 quilos, que nasceu saudável às 16h24 locais (12h24 de Brasília), de parto normal , após 11 horas de trabalho de parto e na presença do pai, como manda a tradição da família real britânica. A Casa Real disse que a equipe médica presente no nascimento era composta pelo ex-ginecologista da rainha Marcus Setchell, o obstetra Guy Thorpe-Beeston e o consultor neonatologista Sunit Godambe. O garoto vai ser o terceiro na linha sucessória do trono britânico , atrás do avô, Charles, e do pai, William. O bebê já nasce com o título de Príncipe de Cambridge e será tratado como "Alteza Real". O nome da criança ainda não foi anunciado, e poderia demorar dias até isso ocorrer. Os britânicos tiveram que esperar uma semana para sabe...

O Renascimento do Parto - O Filme

É isso aí, dia 09 de agosto será o lançamento nacional de um filme que pode mudar a realidade obstétrica brasileira. Bom, pelo menos é isso que esperamos, né?  Mais uma grande "sementinha" está sendo plantada para gerar bons frutos no futuro! Tenho certeza que muito bebês agradecerão por nascerem naturalmente (no momento que estiverem prontos e não quando o médico determinar...). Vejam abaixo o trailer oficial do filme. Imperdível !  E levem lençinhos de papel!! ;) " Acho que quando as pessoas visualizarem a realidade, ela será mais facilmente assimilada e mudada! Eu tenho fé! " (Tati Santiago - 2 partos naturais humanizados hospitalares)     "Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer." (Michel Odent)

Coincidências? Nada é por acaso...

Quando uma mulher conta para seus familiares e amigos que quer um parto normal uma das primeiras coisas que se questiona é a segurança e a "dor do parto".  Escutam histórias tenebrosas sobre partos que acabaram em morte materna ou morte do bebê. E mesmo sem informação, estes familiares e amigos preocupados com o bem-estar do bebê e da mãe acabam falando coisas para induzir a gestante a desistir de ter o bebê por parto normal.  Foi exatamente isso que aconteceu com a Michelle, mas ela não se intimidou com a família e decidiu sair da sua "zona de conforto". Seu primeiro parto, há 5 anos atrás, tinha tudo para ser normal, porém com 41 semanas a médica veio com a conhecida desculpa de que ela ainda não tinha dilatação... E porque ela deveria estar dilatando se ela ainda não estava em trabalho de parto?? Gente, uma coisa leva a outra, certo? O problema é que a Michelle não tinha essas informações naquele momento e acabou deixando-se levar pela médica e pelo terrível me...